segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Videoclipes na ribalta



Website criado por alunos da UFF mergulha no tema

por Elis Monteiro

Oferecer um espaço para discussão sobre o rico universo dos videoclipes. Esse é o mote do Clipestesia, site criado por alunos da Universidade Federal Fluminense (UFF). A idéia surgiu durante o curso de Estudos de Mídia e já ganhou o mundo sob a forma de um ambiente mulitmídia, que mescla vídeos com reportagens, fóruns de discussão e blogs.
Segundo a professora Ariane Holzbach, doutoranda em Comunicação Social e editora-chefe do site, no meio do primeiro semestre de aulas, alguns alunos começaram a mostrar interesse em desenvolver projetos na área de videoclipes.
- E começamos a desenvolver um site. Coletamos informações sobre clipes, diretores, artigos relacionados, etc. Tivemos dois outros formatos do Clipestesia até esta última versão surgir – diz.
Os alunos, graduandos de Estudos de Mídia e Produção Cultural, construíram todo o site e os blogs. Ele existe de forma experimental desde o segundo semestre de 2007. Oficialmente, com servidor próprio, nasceu em maio deste ano.
- Estamos falando de um projeto desenvolvido inteiramente em uma universidade pública e sem nenhum recurso financeiro. Tudo sai da criatividade e da ótima rotina de trabalho da equipe – diz Ariane.
Os próximos passos do projeto são o desenvolvimento de uma versão em inglês; a produção de videoclipes (a equipe já está em contato com produtoras e bandas independentes, além de estar aprendendo a mexer em programas de edição de vídeo); e a ampliação do Pitaco Clipestesia (projeto de colaboração em que convidados escrevem matérias para o site), além de ligação direta com bandas e, espera Ariane, gravadoras.
Matéria do jornal O Globo, caderno Globo Digital, página 11. Dia 08/12/2008.

4 comentários:

Unknown disse...

gente, fala sério, nós somos mt mt mt mt lindos mesmo, né?!

a matéria ficou linda, a foto tb...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

eu sou mt fã de nós!!!!!!!!!!

hahahahahahahahahahahahahahahahaha

Pedro RJ disse...

Li a materia no jornal e vim conhecer. So nao entendi pq um site como este privilegia a lista top 10 da billboard em vez de se libertar dessa mesmice. Que tal criar a lista propria entre o clips de vcs ou da gente que cadastrar por aqui?

Ari Holzbach disse...

eu tb sou fã de nós!

será que tanto narcisismo faz mal?

FAZ NADA ;-)

Unknown disse...

claro q não faz!!!!

afinal... a gente sabe q é bom e ponto! haha